top of page
123.jpg
Sua pele reflete o que acontece dentro do corpo, por isso é essencial cuidar dela com atenção.

Dermatologia clínica

Doenças de pele e outras condições que afetam a saúde

Dermatologia clínica

Doenças de pele e outras condições que afetam a saúde

A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso precisa ser analisada como um todo e ter o devido cuidado com condições que vão desde alergias ao temido câncer de pele

Como você cuida da sua pele? Não estou falando sobre os cuidados com a aparência, mas com a saúde do maior órgão do seu corpo. A pele é a comunicação entre o que está dentro do nosso organismo e o mundo exterior.

 

Uma alimentação saudável e equilibrada faz com que absorvamos melhor os nutrientes e esses possam deixar nossa pele radiante e com um ar saudável.

Beber bastante água é muito importante para que haja uma hidratação das células melhorando o aspecto ressecado e craquelado que muitas vezes percebemos quando passamos a mão no nosso corpo e ele fica acinzentado ou esfarelando.

A dermatologia clínica cuida da saúde da sua pele, prevenindo doenças e mantendo seu bem-estar.

Um boa noite de sono é necessária para que o nosso organismo faça um detox e elimine todas as toxinas que vão deixar a nossa pele com coloração estranha e um aspecto envelhecido.

Exercícios físicos são importante pois liberamos diversas substâncias que tem o poder de melhorar a saúde da nossa pele e nosso astral!

Viu só! O maior cuidado com a nossa pele começa com ações simples que podemos realizar no dia a dia!

Pele bonita é o reflexo de um corpo saudável!

Você já realizou um check-up dermatológico? Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais prevalente entre a população brasileira e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

 

Se detectado precocemente, tem um bom prognóstico e maiores chances de sucesso no tratamento.

 

E outro dado alarmante é o fato de 95% dos casos de câncer de pele serem relacionados à exposição ao sol, portanto, fazer um rastreamento periódico é essencial para evitar a progressão de uma doença que, na maior parte das vezes, é tratável.

 

Após banho, pelo menos 1 vez por mês, se olhar de frente e de costas, sem roupa, no espelho.

E o que procurar? Lesões que sejam diferentes das que estão ao redor, alguma pinta que cresceu, mudou de cor ou está com casquinha ou sangrando. Se notar algo diferente procure um dermatologista rapidamente.

A importância de realizar um check-up dermatológico
A importância de realizar um check-up dermatológico
139.jpg

Acne

O que é acne?

A acne é uma doença de pele comum que afeta cerca de 85% dos adolescentes e 40% dos adultos, causada pelo aumento da produção de sebo que se acumula nos poros causa a obstrução destes. A inflamação causada por essa obstrução culmina nas espinhas.

Tipos de acne

Existem quatro tipos principais de acne:

Acne comedônica

É o tipo mais leve de acne. É caracterizada por cravos pretos e brancos.

Acne nodular

É um tipo grave de acne, caracterizada por pústulas, nódulos e cistos.

Acne pápulo-pustulosa

É o tipo mais comum, caracterizada por espinhas vermelhas e inflamadas com pus.

Acne fulminante

É um tipo muito raro e  muito grave de acne. É caracterizada por uma erupção cutânea generalizada, febre e dor.

cl9.jpg

Causas da acne

A acne é uma doença multifatorial que pode ser causada por desequilíbrios hormonais como o excesso de testosterona, a flutuação hormonal de fases como a puberdade, a gestação e a menopausa.  A genética também desempenha um papel relevante para o desenvolvimento da acne.

 

O estilo de vida é outro fator que tem papel fundamental no surgimento ou agravamento da acne, com gatilhos como estresse e falta de sono adequado, bem como uma alimentação rica em carboidratos de alto índice glicêmico e gordura.

 

A falta ou excesso de higiene adequada e o excesso de exposição ao sol sem proteção também podem colaborar para o aparecimento da acne, embora menos citados que as outras causas.

Medicação tópica

Medicação oral

Laser

Rotina de skincare adequada ao tipo de pele

Hoje o tratamento com isotretinoína oral vem mudando o curso dessa doença evitando sofrimentos indesejados na adolescência, cicatrizes e gastos desnecessários com tratamentos a longo prazo!

Tratamentos para acne

A acne é uma doença de pele e deve ser tratada por um médico dermatologista. O tratamento precoce evita manchas e cicatrizes na pele.

Podem ser usados no tratamento:

Rosácea

Sabe aquela pessoa com bochechas sempre rosadas, especialmente no frio ou calor extremos? Essa pessoa pode ter rosácea. A rosácea é uma doença inflamatória que causa vermelhidão e sensibilidade da pele. Não é contagiosa e pode ter como gatilhos alimentos apimentados, mudanças de temperatura e bebidas quentes ou alcoólicas. 

 

Estão entre os sintomas mais comuns da rosácea:

Vermelhidão no rosto, principalmente na região das bochechas

Erupções cutâneas semelhantes a espinhas com pápulas e pústulas

Pequenos vasos sanguíneos visíveis na pele (telangiectasias)

Sensação de queimação, ardor e pinicação na pele

Pele ressecada e sensibilizada

Olhos secos, irritados ou vermelhos

Vale lembrar que nem todas as pessoas têm todos os sintomas da rosácea  que podem ter graus variáveis de severidade.  A rosácea é uma condição crônica e deve ser tratada por um médico dermatologista.

Dentre seus tratamentos possíveis temos:

 

  • Medicamentos tópicos;

  • Medicamentos VO

  • Luz intensa pulsada.

140.jpg

O melasma é uma doença de pele que causa manchas marrons no rosto, especialmente nas bochechas, testa e buço, causada por uma produção desordenada de melanina pelos melanócitos.

 

Seus principais gatilhos são a luz do sol e a luz visível, o calor e hormônios. É mais comum em mulheres principalmente na gravidez ou que tomam pílulas anticoncepcionais. 

 

O melasma não é contagioso, não causa dores ou desconfortos, mas afeta a autoimagem de quem tem as manchas.

 

É uma condição crônica que tem tratamento, melhorando muito o aspecto da face e a auto estima.

Melasma

Os tratamentos para o melasma podem incluir:

Medicamentos tópicos com ácidos e clareadores

Medicamentos VO como ácido tranexâmico e antioxidantes

Microagulhamento

Peelings químicos

104.jpg

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica da pele que afeta de 15% a 25% das crianças e cerca de 7% dos adultos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Forma erupções com crosta que causam coceira e vermelhidão.

 

Embora sua causa seja desconhecida, pode ser associada ao mau funcionamento do sistema imunológico e a fatores genéticos. Sabemos que fatores ambientais são decisivos no desencadeamento e manutenção da doença.

Pele mais clara ou escura que o seu tom normal

Áreas mais grossas devido a coceira constante

Áreas machucadas na pele causadas por coceira

Pele extremamente seca e sensível

Coceira constante que atrapalha a vida e o sono do paciente

Lesões nas dobras dos braços e pernas

Sintomas da dermatite atópica

Os sintomas mais comuns da dermatite atópica incluem:

O diagnóstico da dermatite atópica é feito por meio de exame clínico e seu tratamento pode ser feito com medicações tópicas e, em casos mais graves ou em momentos de crise, com medicações orais.

Hoje os medicamentos biológicos como Dupilumab estão revolucionando o curso dessa doença e trazendo qualidade de vida para esses pacientes.

A psoríase é uma doença autoimune e crônica da pele que causa manchas vermelhas, escamas e coceiras. Afeta cerca de 2% a 3% da população mundial e pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no couro cabeludo, nos cotovelos, nos joelhos e nas costas, embora possa afetar as unhas, as articulações e outras partes do corpo.

 

Sabemos que a manifestação de lesões na pele é um dos aspectos dessa doença que geralmente está associada com hipertensão, aumento colesterol e triglicérides, diabetes e complicações cardiovasculares.

            

A psoríase não é contagiosa e não tem cura, mas é uma doença tratável e pode ter seus sintomas controlados.

 

Hoje em dia existem diversos tratamentos tanto tópicos, orais e injetáveis. Os medicamentos biológicos estão mudando o curso da doença e muitos pacientes chegam a entrar em remissão!

Isso tudo leva a uma grande melhora da qualidade de vida.

Psoríase
A psoríase é uma doença autoimune e crônica da pele que causa manchas vermelhas, escamas e coceiras
O vitiligo é uma condição autoimune da pele que causa a perda da pigmentação de determinadas regiões

Vitiligo

O vitiligo é uma condição autoimune da pele que causa a perda da pigmentação de determinadas regiões do corpo por conta da agressão dos melanócitos que param de produzir a melanina que é o pigmento que da cor a nossa pele.

 

Embora possa afetar qualquer parte do corpo, é mais comum nas áreas ao redor boca, olhos, região genital, mãos e pés.

 

O vitiligo, embora não tenha cura, não é contagioso e não é uma doença grave e com sintomas que causam desconforto físico, mas pode afetar seriamente a autoestima e a autoimagem de uma pessoa e prejudicar severamente a qualidade de vida de quem sofre com ela.

 

A hereditariedade é um fator importante no vitiligo, mas as condições genéticas também contam.  Os fatores psicológicos também são muito importantes no aparecimento da doença e tratar essa parte ajuda e muito a repigmentação da pele.

O vitiligo é uma condição autoimune da pele que causa a perda da pigmentação de determinadas regiões
A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é uma forma bastante comum de candidíase em crianças e idosos.

Micose é o nome popular dado a diversos tipos de infecções causadas por fungos que afetam a pele e mucosas. Conheça as mais comuns.

Infecçõe Fúngicas (micoses)

A candidíase cutânea pode afetar qualquer parte do corpo

A candidíase cutânea pode afetar qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas dobras da pele, em áreas que ficam mais úmidas e quentes, como as axilas e a virilha.

 

Sintomas da candidíase cutânea:

 

  • Pele avermelhada;

  • Descamação da pele;

  • Coceira, dor ou desconforto local.

Formas comuns de candidíase

A candidíase é uma micose causada pelo fungo Candida albicans, um microrganismo comum que vive na boca, na garganta, no intestino e na vagina muitas vezes sem causar problemas. A infecção acontece quando o fungo cresce desordenadamente causando sintomas como ardor, coceira e secreção esbranquiçada. O tratamento é feito com anti micóticos diminuindo a quantidade de fungos e cessando os sintomas.

Candidíase

A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é uma forma bastante comum de candidíase em crianças e idosos.

 

Sintomas da candidíase oral:

 

  • Manchas brancas na língua, gengivas ou bochechas;

  • Sensibilidade, dor ou queimação na boca;

  • Dificuldade para engolir.

A candidíase vaginal pode surgir devido a um desequilíbrio na flora vaginal

A candidíase é diagnosticada com base nos sintomas e em um exame físico. O médico pode também fazer um teste de cultura para identificar o tipo de fungo que está causando a infecção.

 

O tratamento é feito com anti fúngicos específicos para cada fungo.

A candidíase vaginal pode surgir devido a um desequilíbrio na flora vaginal que pode ser causada por medicamentos orais (antibióticos), atrito por relações sexuais ou baixa imunidade.

Os sintomas incluem:

 

  • Prurido na região vaginal

  • Ardor

  • Saída de secreção esbranquiçada

141.jpg
Tinha

A tinha é uma micose que pode ocorrer na pele, couro cabeludo e unhas. Os sintomas dependem da área afetada.

 

No couro cabeludo pode causar perda de cabelo em forma de anel, coceira, vermelhidão e placas com crostas, muito comum em crianças e algumas vezes transmissível. O diagnóstico é feito com base do exame micológico direto do fio de cabelo dizendo se o fungo é transmissível ou não. O tratamento é prolongado, geralmente por 2 meses e o cabelo volta a nascer após eliminar o fungo.

 

A tinha na pele pode causar uma erupção cutânea escamosa e vermelha. Geralmente aparece em áreas de dobras como axilas, virilhas, sola e entre os dedos popularmente conhecida como pé de atleta. Os sintomas podem ser desde somente manchas, descamação com ou sem prurido. O tratamento pode ser feito com medicamentos antifúngicos na forma de cremes, pomadas, loções ou orais, dependendo do local e gravidade do quadro.

 

Nas unhas é mais comumente conhecida como onicomicose e pode causar espessamento, alteração da coloração da mesma assim como quebra, esfarelamento e mau cheiro. Muitas vezes vem acompanhada com descamação da sola pés.

O tratamento é feito com antifúngicos e muitas vezes leva mais de ano para a completa cura.

A tinha é uma micose que pode ocorrer na pele, couro cabeludo e unhas
No couro cabeludo pode causar perda de cabelo em forma de anel, coceira, vermelhidão e placas com crostas
A tinha na pele pode causar uma erupção cutânea escamosa e vermelha
Entre os dedos popularmente conhecida como pé de atleta
109.jpg

Pitiríase versicolor

A pitiríase versicolor é causada pelo fungo Malassezia furfur e tem como como sintoma principal uma erupção cutânea com manchas brancas, rosadas ou avermelhadas que ao serem estiradas apresentam descamação. É mais comum em crianças, jovens adultos e no verão.

 

Além da umidade e calor, o estresse e o enfraquecimento do sistema imunológico podem facilitar essa infecção. O tratamento é tópico e o diagnóstico pode ser feito com base no exame físico e, por vezes, é necessária uma raspagem para identificar o tipo de fungo. Após o tratamento podem ficar algumas manchas brancas que somem com a exposição ao sol.

110.jpg

A pele é a interface entre o nosso organismo e o mundo exterior e por isso é uma mensageira daquilo o que acontece dentro do corpo. Isso significa que quando falamos em cuidados com a pele, também falamos sobre cuidado integral com o corpo.

 

Então não se esqueça de cuidar daquilo o que você não vê, com uma boa alimentação, bebendo água suficiente para manter a hidratação, cuidando da saúde mental e da higiene do sono.

Seu corpo é a sua casa, a pele é o revestimento, se algo não vai bem por dentro, será refletido por fora.

Nossa pele é reflexo da nossa saúde
bottom of page